Porque eu amo ler?



De vez em sempre eu me faço essa pergunta. E a resposta que me vem é: não sei ao certo....
Meu amor pelas palavras deve ter surgido desde muito cedo, pois não me lembro exatamente de algum momento da minha vida que não tenha tido livros. Tenho livros de fábulas infantis que ganhei antes de aprender a ler (aprendi com 5 anos) e hoje, aos 34 anos, os guardo com muito carinho. Me lembro que lia e relia esses livros...
O tempo foi passando e vieram os gibis. Turma da Mônica, Luluzinha, Superman, Batman...até Os trapalhões, Xuxa e Angélica eu já li. Gostava de muitas revistas de heróis e tals, tipo Herói, Heróis do futuro, Cavalheiros do Zodíaco....olha como tô ficando velha!
Me lembro que desde a 5º sérire (que hoje já mudou de nome) as professoras de Português passavam a tão temida prova do livro e eu adorava! Foi aí que me apaixonei pela série Vaga-lume da Editora Ática. Um pouquinho antes disso tinha o catálogo da Salamandra, um dos mais premiados do Brasil. Mas esse eu não tive oportunidade de conhecer não...
A Série Vaga-Lume faz parte da minha infãncia, já falei dela aqui inclusive. Li vários livros e curtia muito fazer os suplementos de trabalhos para me preparar para as provas. Fazia os meus e de colegas que estavam lendo outros livros em outras séries e assim eu li mais livros do que os obrigatórios...srsrsrs....
Junte a esse bolo Pedro Bandeira, os Karas, a marca de uma lágrima, pra gostar de ler e nossa, muitos outros.....Nunca li Julia, Sabrina e afins, aqueles romances de banca com capas escandalosas (daí vem parte do meu preconceito que já estou perdendo tem muito tempo). Eu sempre gostei mais de aventuras a romances melosos. Li muito Aghata Christie, mas como era bem nova, confesso que não lembro exatamente quais eu li. 
Quando o boom de Harry Potter começou eu já era uma leitora crescida, logo não cresci e começei a gostar de ler com o Bruxinho. Mas o que penso de HP é fantástico! Como uma autora consegue e conseguiu atrair uma legião de leitores que se apaixonaram por sua saga e com isso descobriram todo um novo universo literário? HP e Crepúsculo fizeram isso, assim como tantos outros que surgiram depois....Os instrumentos mortais como um exemplo mais "novo".
Depois do estágio e trabalho (quando comecei a ter a minha própria grana) não parei mais de comprar livros...e acho que nunca vou parar! Pelo simples fato, uma verdade absoluta que ler vicia...nossa, tão clichê, mas verdadeiro
Não sei quanto a vocês, mas não dá para parar. Quando a gente lê um livro bom, logo quer outro melhor e outro e mais outro. Quando se lê um ruim, logo queremos afugentar aquela sensação triste e superar com outro que seja melhor. Eu já leio pensando no próximo, é mais forte do que eu. Quando começo a ler um livro, já separo o que quero ler em seguida...kkkkkk

Por isso não sei quanto a vocês, sempre que me pergunto porque eu amo ler e penso nessa lenga lenga que eu falei para vocês, eu respondo simplesmente: porque sim!
Explicar tudo isso para alguém que não compreende a paixão pelos livros só ia me aborrecer. Mas para quem ama, me entende perfeitamente!

Para vocês boas leituras, sempre!
Muitos muitos muitos livros!
Bjs 

4 comentários

  1. Oi Rê.

    Nossa que saudades de te visitar. Poxa meus pais vieram me visitar e internet era o face e correndo pq senão minha mãe falava que eu sou uma viciada kkkk.

    Rê ótima matéria, também não sei explicar, só seu que é algo que me completa, que me faz bem, me acalma e me deixa muito feliz, ler para mim é como respirar, algo que eu preciso.
    Fiquei duas semanas sem ler (o tempo dos meus pais aqui) e já estava quase doente, só não fiquei mais pois tinha a companhia deles, mas sentia algo faltando em minha vida.

    kkk ri demais quando disse que não leu Julia, Bianca e afins de banca, kkk eu tenho uma linda coleção deles kk, por incrível que pareça uma amiga da minha mãe começou a me emprestar esses livros, e eu adorava, mas juro, acho que na época era tão bobinha (era mesmo kkk) que eu não via maldade, acho que passava as páginas hot's e não entendia o que estava acontecendo.
    Ao longo do tempo fui gostando da leitura, mas sempre preferia os policiais, hoje em dia amo tudo que é tipo de romance, desde que a história e escrita me toquem. Não tenho muito preconceito com nada, mas algumas coisas incomodam e ai nem leio rs. Mas gosto sim de uma leitura erótica, desde que tenha muitoooooo romance junto rs.

    Amoo a série vaga-lume, daria tudo para ter a coleção, não tenho, mas tenho uns bons exemplares rs.

    Adorei Rê. Espero não faltar mais tanto aqui, mas com ensaio com meus alunos chegando as coisas vão ficar feias para o meu lado kkk, mas vou tentar me organizar e não sumir tanto rs.

    Beijosss Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fer,
      também ando meio sumida pois cada vez mais tenho mais trabalho....e parece que sempre vai aumentar...e eu treino farmacêuticos novos para o plantão na farmácia do hospital e isso me suga kkkkk
      Engraçado como o amor pela leitura vem sem nem ao menos a gente se dar conta.... também fico chateada quando não estou lendo nada, fiquei 3 dias sem pegar em um livro, mas desde ontem já voltei ao normal srsrsrsrsrs
      Eu tinha uma raiva tremenda de quem lia esses livros, pois achava que eram melosos demais e as meninas que liam só queriam namorar e namorar e apesar de eu estar na mesma idade eu queria fazer outras coisas como estudar bastante kkkk
      bj bj bj
      sempre amo ler vc por aqui! ♥

      Excluir
  2. Pou esse pergunta é tão clichê né? Mas ao mesmo tempo não tem como responder de forma certa. Tbm leio desde pequena, amava os gibis da Turma da Monica e os Zé Carioca. Logo veio os livros da escola e os que pegava na biblioteca da escola. ai lembro que fiquei muito tempo ser ler e logo veio o HP e pronto nunca mais parei. Como vc falei e falei e não falei nada hahahaha
    Porque eu amo ler? Porque ler é foda, nos leva pra outro mundo, nos faz crescer e amadurecer e o melhor de tudo com esse mundo de merda de hoje, nos faz esquecer um pouco pelo menos a realidade em que estamos vivendo.
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa...também pegava os livros na biblioteca da escola...alguns tinha muita raiva, pois o pessoal era relaxado e tinha uns despencando...srsrs...e sempre tive muito cuidado com os livros. Mesmo depois de eu ler eles ficam intactos! No mais pirei no teu comentário de que ler é FODA, é exatamente assim que eu me sinto!
      bj bj bj

      Excluir

Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥