Oi gente, tudo bem? Espero quem sim!
Eu tive que vir aqui para falar da nova polêmica que o mundo se envolveu nos últimos dias no Twitter....Me pergunto meu pai amado... Aonde vamos parar?
Estou eu cá e me deparo com essa notícia:
...E o vento levou e retirado da HBO MAX por conteúdo racista.
Vamos aos fatos, após a morte de George Floyd, em maio nos EUA, várias manifestações foram feitas no mundo todo, algumas sinceras e outras nem tanto, né?
Muita gente se posicionou, muitas marcas se posicionaram, criticando ações racistas e por aí vai ...cobrando um mundo onde as coisas sejam mais justas para as pessoas, independente de sua cor...Algumas marcas que nunca tocaram no assunto também, né? E algumas pessoas pegando carona no rabo do cometa (isso acontece muito), principalmente artistas que também nunca tocaram no assunto....E também cobrando posição de alguns artistas que não estão nem aí para a voz do Brasil....Mas essa parte pula...Voltemos aos fatos....O próprio diretor de 12 anos de escravidão falou a respeito....
Segundo informações do The New York Times, a empresa emitiu um comunicado no qual pontuou que o longa de 1939 era um “produto de seu tempo” e mostrava “preconceitos étnicos e raciais”. “Essas representações racistas estavam erradas na época e estão erradas hoje, e sentimos que manter esse título sem uma explicação e uma denúncia dessas representações seria irresponsável.”
Nessa semana, o produtor e escritor negro John Ridley, que levou um Oscar por Doze Anos de Escravidão, retomou a controvérsia em torno do filme em uma coluna escrita no jornal Los Angeles Times. Ele argumentou que a produção não só ignora o horror da escravidão da época como perpetua estereótipos do povo negro. Seja em 1939, seja em 2020, ele não “passa no teste” quando a questão é racismo. Ridley direcionou seu texto de opinião diretamente à HBO e, já no título, pediu que ela retirasse o filme do ar.
E isso foi feito, para que a empresa coloque um aviso inicial no conteúdo, advertindo que ele representa uma visão problemática da época e que deve ser visto dentro de seu contexto social.
Beleza. Até aí tudo bem. Super concordo, é tão errado hoje quanto era há 100...200 anos atrás...não importa, sempre foi e sempre será errado querer dominar ou subjugar pessoas por sua cor!!!!!
Só que porque não fizeram isso de forma a não gerar esse mimimi sem fim? Pois do jeito como foi feito, como está sendo feito ....me parece mais um mimimi...e a imprensa ainda ajuda, né?
Alguns falaram que o filme envelheceu mal.
Não concordo em absoluto. Tem vidas escravizadas romanceadas e estereotipadas? Tem sim!
Isso estava certo? Claro que não!!!!!
Mas é produto de uma época onde isso vendia....HOJE já não aceitamos certas coisas há muito tempo...
Como um ator branco para fazer o papel de um negro, daí pintam a cara dele..
Uma mulher representada apenas como um produto sexual (vide algumas roupas de algumas heroínas ...hummm? eu ou vi roupinha da Arlequina??? E por aí vai ...Podemos citar até alguns relacionamentos abusivos ...ouvi amantes de Crepúsculo por aqui?
É bem complexa essa discussão...Pode não levar a lugar nenhum...Ou pode levar a vairas reflexões intrínsecas de cada momento desse filme fantástico!!!! Porque ele não deixa de ser fantástico ...e por diversos fatores. São 80 anos de histórias...que não podem ser escondidas. Elas deveriam SERVIR DE EXEMPLO. Até do que não se deve fazer...
Vale a pena ler
Nenhum comentário
Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥