Li um conto da Lygia Fagundes Telles: A Espera.

 

Fui lá eu, um dia desses, ler a primeira coisa que leio de Lygia Fagundes Telles. Nunca li nada da autora, embora anos atrás (e bota anos nisso) fiquei com muita vontade de ler Ciranda de pedra. Só que nunca se concretizou e nem tenho lido tanta coisa boa assim, na verdade.

Nascida em São Paulo, em 1923, Lygia Fagundes Telles começou a publicar ainda na adolescência — seu primeiro livro foi Porão e sobrado (1938). A partir do romance Ciranda de pedra (1954), que marca o início de sua maturidade literária, construiu uma obra potente com contos e romances  elogiados pela crítica e amados pelos leitores. Membro da Academia Brasileira de Letras desde 1985, recebeu diversos prêmios, entre eles o Camões, em 2005, pelo conjunto da obra. Lygia foi indicada ao prêmio Nobel de Literatura, pela União Brasileira de Escritores, em 2016.

A autora completou 98 anos agora em abril! ❤❤❤

E como eu topei com esse conto, afinal?

Festa Literária Internacional da Mantiqueira (FLIMA), que neste ano terá duas edições, publicou o conto A espera, até então inédito em livro. Publicado originalmente na revista MS (criada pelo fotógrafo Luiz Tripoli) no início da década de 80, a história é repleta de referências à Grécia e traz o fugaz reencontro de um casal de namorados dez anos após a abrupta separação. Nikos, o grego, saíra para dar uma volta antes de buscar Marghí para, juntos, assistirem à Missa do Galo. Ele não voltou. Em vez disso, decidiu sair pelo mundo. Um conto que retoma um tema caro à autora: amor versus liberdade. 

Eu baixei o conto gratuitamente na Amazon, em abril, e o li recentemente. Ainda estava gratuito quando da ocasião da escrita desse post.

É um conto curto, mas achei muito melodramático. Não sei se todas as obras da autora são assim, mas....Não desgostei não, longe de mim. Só achei bizarro o cara ter zarpado e quando voltou tudo estava como antes...enfim...srsrsrsrs. Só que mesmo tendo achado melancólico demais, ainda assim me deu gás para começar a caçar obras maiores da autora!

Sobre a FLIMA!!!!

Em 2020, o evento aberto ao público, que aconteceria em agosto, em Santo Antônio do Pinhal, foi cancelado em função da pandemia de Covid-19. Em 2021, a festa terá duas edições de quatro dias cada. A primeira 100% online, de 18 a 21 de março, e a segunda, com possível formato híbrido, de 19 a 22 de agosto. As duas edições de 2021 foram contempladas em editais do ProAC, sendo que a edição de março será viabilizada com recursos do ProAC Expresso Lei Aldir Blanc.

O lançamento do livro A espera fez parte das ações da FLIMA em homenagem à Lygia Fagundes Telles. 

Parte desse texto foi adaptado do Jornal Rascunho. Segue o link, não perca, vale muito a pena!!!!

S-PL-A-S-H Uol publicou uma matéria boa sobre o conto e o site da FLIMA é esse aqui!

❤❤ 

Bora ler mais sobre Lygia?

Nenhum comentário

Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥