Hoje é dia 04 de novembro de 2024!
Lá se vão 102 anos da FAMOSA DESCOBERTA da Tumba de Tutankhamon, o Faraó mas cool do Egito Antigo!
Se não é a obra de arte mais linda do universo, então não sei o que é...
Digo isso, porque após a incansável jornada de Howard Carter até a descoberta que o tornou famoso, o Egito nunca mais foi o mesmo! Até mesmos os próprios egípcios passaram a ver sua arqueologia e seus tesouros inestimáveis com outros olhos.
Tutancâmon foi um faraó da décima oitava dinastia, no que se chama de Império Novo. Ele foi coroado ainda criança e reinou por aproximadamente nove anos, morrendo em torno dos 19 anos. Quando se tornou rei, se casou com uma meia-irmã chamada Anquesenamon.
Eles tiveram (possivelmente) duas filhas, ambas natimortas. As pequenas múmias de dois bebês foram encontradas com ele em sua tumba, uma delas com certeza é sua filha, porém a outra, está em tão mau estado de conservação que não foi possível extrair DNA suficiente para os testes necessários.
Já Howard Carter foi um arqueólogo britânico que ainda jovem, foi inovador nos métodos de transcrição das decorações dos túmulos. Em 1892, trabalhou sob a tutela de Flinders Petrie, um dos mais importantes arqueólogos da época. Em 1907 foi contratado por Lord Carnavon para supervisionar as escavações que ele financiava no Egito. Estes trabalhos prosseguiram no Vale dos Reis até 1914, quando precisaram ser interrompidos por causa da Primeira Guerra Mundial. Em 1917, as escavações foram retomadas. Porém, depois de vários anos de buscas infrutíferas, em 1922 Lord Carnarvon avisou Carter de que financiaria apenas mais um ano de pesquisas pela tumba que procurava.
O selo da tumba, ainda intacto...
Dessa forma, os Deuses do Egito conspirando a favor de quem trabalha duro, fizeram com que em 4 de novembro de 1922, o grupo de escavação de Carter encontrasse os primeiros degraus que levariam à tumba. O RESTO É HISTÓRIA, e é mesmo...Estamos aqui 102 anos depois, ainda babando com cada nova descoberta dessa civilização fascinante!
Imagino o que todos sentiram...
Carter precisou avisar seu patrocinador e esperou que ele viesse até o Egito. Em 26 de novembro de 1922, ele finalmente abriu uma pequena brecha no canto superior esquerdo da porta de entrada, espaço suficiente para que a luz de uma vela pudesse revelar que muitos tesouros de ouro e marfim estavam intactos. Era uma antecâmara, de onde podia se ver uma promissora porta selada, guardada por duas estátuas sentinelas.
Quando Carnarvon lhe perguntou se estava vendo alguma coisa, Carter proferiu sua célebre frase:
"Yes, wonderful things" ou "Sim, coisas maravilhosas".
Os meses seguintes foram gastos no inventário de todo o imenso conteúdo desta antecâmara da tumba, sob cuidadosa supervisão das autoridades egípcias, pois apenas em presença delas é que se podia abrir oficialmente uma tumba.
Finalmente, em 16 de fevereiro de 1923, Carter pôde abrir a porta selada, descobrindo que ela levava a uma câmara onde o faraó havia sido sepultado. Foi então que descobriram o sarcófago de Tutancâmon.
A múmia do Rei, em sua última morada. LINDO!
Anúbis, de guardião...
Esta tumba é, de longe, a mais intacta e preservada descoberta em todo o Vale dos Reis, de elevado valor histórico e arqueológico. A imprensa mundial cobriu estes feitos e as reportagens fizeram de Howard Carter uma celebridade. A exploração da tumba e a catalogação de seus milhares de objetos prosseguiu até 1932.
De novo, todo o resto é história, que nos segue até hoje, 102 anos depois desse grandioso feito arqueológico.
O faraó menino, que era totalmente desconhecido até então, ganhou status de celebridade mais de 3000 anos após sua morte. A egiptomania persiste até hoje, em boa parte por causa dele. É tudo tão MARAVILHOSO, como Carter menciona, tanta coisa para comtemplar e contar a história que foi enterrada sob as areias do deserto.
A tumba continha 5.398 itens, incluindo um caixão de ouro maciço, a famosa máscara mortuária, tronos, arcos de arco e flecha, um cálice de alabastro, impressionantes 130 bengalas e suportes, comidas, vinhos, sandálias e roupas íntimas de linho.
Muito se fala, ou se estuda Tutancamôn desde então, porque a riqueza do passado que sua tumba proporcionou fornece material de estudo para pesquisadores até hoje.
Nenhum comentário
Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥