Depois de tanto tempo de comprado, eis que finalmente li O voo da vespa, do Ken Follett, que é um autor que gosto muito. Ele tem sido publicado pela Editora Arqueiro. Pra quem não sabe ou não lembra, ele é o autor da Trilogia do Século, bem famosa por aqui. Porém eu ainda não li (muito grossos os livros, enormes mesmo, não estou podendo no momento)....
“Caiu nas minhas mãos uma história extraordinária sobre dois jovens que desejavam escapar da Dinamarca ocupada em 1941. Eles queriam fugir para a Inglaterra, mas para isso teriam que atravessar o Canal. Decidiram então realizar a travessia num bimotor feito de madeira e tecido, uma viagem bastante arriscada para um avião tão pequeno. O voo da vespa é livremente baseado nessa incrível aventura. Eu combinei elementos reais da história para criar este romance.” – Ken Follett
Freya é o nome da deusa nórdica do amor. Também é o codinome da mais recente invenção nazista, de acordo com uma mensagem interceptada pelas forças aliadas. A inteligência britânica desconfia que é graças a ela que os alemães estão conseguindo abater os bombardeiros ingleses a uma velocidade tão alarmante.
Hermia Mount, uma analista do MI6, é recrutada para ajudar a descobrir qual é essa nova arma. Tendo morado a vida inteira na Dinamarca, ela possui contatos valiosos que poderão auxiliá-la em sua missão.
Do outro lado do mar do Norte, numa ilha dinamarquesa ocupada pelos alemães, o estudante Harald Olufsen descobre uma instalação estranha dentro da base militar nazista. Ele não sabe o que é, mas não se parece com nada que já tenha visto, e ele precisa contar para alguém.
Em Copenhague, o detetive Peter Flemming colabora com os alemães para desvendar quem está repassando informações de dentro do país nórdico para os aliados britânicos.
Numa Europa praticamente dominada pela Alemanha, a vida dessas três pessoas se entrelaça de forma irreversível, e quando um decrépito avião bimotor se transforma no único meio de fazer a verdade chegar até as forças aliadas, o destino delas poderá mudar o rumo da guerra – e da história.
***
Em junho de 1941, a Dinamarca está sob ocupação das tropas de Hitler. Na costa dinamarquesa, dois irmãos, os jovens Harald e Arne Olufsen, lutam contra as rígidas regras impostas por seus pais. Enquanto isso, uma rede de espiões do MI6, o serviço secreto britânico, tenta decifrar um sinal de rádio da Luftwaffe que menciona um novo equipamento de radar.
A ligação de Arne com Hermia Mount, uma funcionária do MI6, faz com que ele tome parte na Resistência dinamarquesa, colocando-o sob a vigilância das forças de segurança do país – e de um homem em particular que tem um motivo pessoal para desejar sua ruína.
É apenas uma questão de tempo até a trajetória dos dois irmãos convergir em uma operação de vida ou morte para vencer os nazistas.
Eu já li "Um lugar chamado liberdade", "Coluna de fogo", "Uma fortuna perigosa" e "O buraco da agulha", que é bem famoso e é realmente fantástico.
Na verdade o autor poder escrever 500 páginas e você ficar com a sensação de que leu apenas 5 e quer mais. Sempre tem espião ou guerra em seus livros e a gente sempre percebe o tanto que ele estudou ou pesquisou o assunto. O voo da vespa eu achei curtinho e gostei muito de todos os personagens, até dos secundários. E falar de guerra como pano de fundo sempre rende boas histórias.
Vale super a pena! Eu recomendo!
Nenhum comentário
Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥